DIA DE REIS
Diz-se que,na noite de cinco para seis de Janeiro,os Reis vindos do Oriente,chegaram com as prendas,ao pé do Deus Menino.
Chamavam-se Gaspar,Belchior e Baltazar e ofereceram-Lhe : Ouro, Mirra e Incenso.
Este dia,é lembrado nas escolas,onde as crianças adoram construir e usar uma coroa de rei.
LENDA DO BOLO REI
A côdea do bolo simboliza o Ouro,as frutas simbolizam a Mirra e o aroma simboliza o Incenso.
Conta-se, que chegados perto do lugar onde se encontrava O Menino,houve uma discussão, para saber qual dos Reis entregaria primeiro a sua prenda.
Um artesão que presenciou o facto,sugeriu fazer um bolo, dentro do qual estaria uma fava. Depois de pronto,o bolo foi partido em três bocados,ficando cada Rei com uma parte.
Aquele que tivesse a fava,seria o primeiro a entregar o presente.
A fava e o brinde
Eu sou do tempo em que o "bolo rei" trazia um brinde embrulhado em papel branco e uma fava seca.
OS BRINDES QUE GUARDEI
Nota : Tiraram a fava e o brinde para maior segurança das crianças. Eu adorava encontrar o brinde,sendo que, quem encontrasse a fava, pagaria o próximo bolo.
Nao conhecia a lenda. Eu também gostava muito de encontrar o brinde ou a fava, era como se estivesse a testar a sorte, e mesmo que saísse a fava nao era preocupante, a parte de pagar o bolo era só para os adultos.
ResponderEliminarNunca vi tanto brinde junto, esta minha professora guarda tudo, os que me calharam, não os engoli, mas também nao sei onde estão. Lembram-me que andei com um algum tempo numa carteira como se tivesse a guardar a sorte para outras situações. Existiam tanta formas de manter estes brindes nos bolos com segurança, que nao entendo porque acabaram com eles nos bolos. Exageros
Sempre a aprender.
ResponderEliminarO meu gosto por bolo é bastante recente, mas eu ainda sou do tempo em que Bolo Raínha e afins nem em sonhos existia!
Julgo que a expectativa da fava e do brinde ainda dava outro gosto ao bolo, sobretudo para quem só via comer!
:)